quinta-feira, 28 de maio de 2015

Semana Mundial do Brincar!



Esta semana (24/05 a 31/05) estamos celebrando a Semana Mundial do Brincar! A iniciativa dessa celebração veio da Aliança pela Infância, que é um movimento mundial que visa facilitar a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com a infância, destacando uma semana do ano especialmente para isso. O objetivo é mobilizar pais, educadores, psicólogos, médicos, instituições públicas e privadas, dentre outros, a refletir acerca da importância do brincar na sociedade.
Na atualidade esta reflexão se torna ainda mais necessária. Grande parte de nossas crianças estão sendo constantemente supridas das mais diversas atividades diárias, as quais inegavelmente possuem seu valor, mas que muitas vezes são utilizadas como forma de preencher o tempo “ocioso” da criança, fazendo com que sobre pouquíssimo espaço em suas agendas para atividades simples como pular corda, jogar bola, brincar de boneca, que muitas vezes são vistas como banais e inúteis.
Portanto, trazer à tona essa questão é resgatar o sentido da brincadeira no processo de desenvolvimento da criança. É compreender que o brincar, enquanto atividade de lazer, é um poderoso instrumento de expressão da criança, além de ser uma riquíssima fonte de aprendizados, sendo facilitador da formação de vínculos sociais e de novas possibilidades de comunicação desse jovem ser humano, com ele mesmo e com o mundo que o cerca.
Frente a isso, nós, que também estamos ligados de alguma forma a essa aliança pela infância, precisamos nos colocar em questão! Precisamos verificar qual tem sido o lugar da brincadeira na vida das nossas crianças, qual tem sido o tempo de qualidade que elas tem tido para se expressarem por meio do brincar, refletindo sobre as mais diversas formas de contribuição que essa atividade pode vir a oferecer. E aí nós perguntamos: como você vai viver a sua semana do brincar?

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário