terça-feira, 2 de junho de 2015

A criança e as infâncias

Por muitas vezes, em nosso dia-a-dia, aproximamos os termos infância e criança como se eles fossem sinônimos. Apesar de não haver grandes diferenças disso no cotidiano estes termos se referem a diferentes fenômenos que devem ser esclarecido para entendermos nosso papel nisso.

Criança diz respeito ao indivíduo, ao ser nos momentos iniciais da vida, o filhote do homem. Em aspectos gerais, pode-se dizer que não há grandes diferenças entre uma criança e outra, no que se refere a sua estrutura biológica e corporal. Todavia, quando estamos falando de infância a coisa muda. E muda de contexto para contexto, de cultura para outra. A infância daqui não é mesma dali e a de ontem não será a mesma da de amanhã. E por isso, em muitos lugares a infância nem sequer existe como a concebemos... (Esta concepção, antes inovadora, ganhou cena com o livro de Ariès, “História social da infância e da família” ainda no século passado).

Se não existe uma infância universal, quer dizer que esta é uma construção histórica e cultural, feita por nós, homens concretos, a partir de nossa realidade e época. Isto nos ajuda a não pensar que toda criança é igual e tomar todos seus comportamentos como naturais. As idades da vida não devem ser abstraídas, mas pensadas conforme a realidade particular de cada um.

Se sua infância foi brincar nas ruas de amarelinha, pique-esconde e assistir TV Colosso, a de seu filho pode estar mais ligada a jogar Angry Birds e assistir Peppa Pig. As diferentes infâncias estão presentes no Brasil e no Japão, na grande São Paulo e no interior do Amazonas, dentro da casa do Empresário e do trabalhador, dentro da minha casa e da sua! 

Quando ligamos a criança à sua realidade social descobrimos, além da diferentes formas de viver a infância, nossa responsabilidade nisto tudo! Qual estilo de vida que as infâncias que construímos proporcionam as nossas crianças? Por qual infância lutamos? Defendemos para todas (bom seria) as crianças o direito de viver qual infância? Afinal, qual infância queremos? Talvez encontremos algumas destas respostas ao ligarmos nossa TV ou ao observarmos os produtos vendidos direcionados às nossas crianças, seus brinquedos, suas roupas, sua alimentação, seu modo de falar, sonhar e enxergar a realidade. 

Como sugestão fica o documentário dirigido por Liliana Sulzbach, disponível na internet, “A invenção da infância”.

Texto por Stéfany Bruna

Fonte da imagem: Montagem feita do ensaio fotográfico de Gabriele Galimberti. Fotos das crianças ao redor do mundo com seus diferentes brinquedos. Um contraste entre a universalidade de ser criança e a diversidade cultural!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário