quarta-feira, 8 de junho de 2016

Educação infantil é tão importante quanto a universidade, diz educador cubano

Alguns estudiosos e professores da área da educação defendem que a creche e a pré-escola servem para cuidar da criança, já outros dizem que são locais de brincar e aprender. Sobre este tipo de questionamento, o professor doutor Guillermo Arias, da Universidade de Havana, em Cuba, afirmou em entrevista ao "Programa Diálogos", da TV Unesp, que a fase inicial da educação infantil é tão ou mais importante que a universidade. Segundo ele, esta etapa da vida da criança contribui especialmente ao desenvolvimento integral como indivíduo.
Para o educador cubano, muitas instituições de educação infantil ficam restritas ao cuidado e não estimulam as habilidades e competências da criança – o que, segundo ele, realmente a prepara para novos desafios. O professor diz que a proteção também é um aspecto importante no ensino infantil, mas não é o suficiente.
Foto: reprodução TV Unesp
Foto: reprodução TV Unesp
Guillermo Arias, professor da Universidade de Havana, em Cuba
Para Arias, a educação é uma disciplina que precisa de apoio de outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a antropologia e as ciências sociais e econômica. O professor explica na entrevista que a educação infantil promove o desenvolvimento psíquico que, por sua vez, contribui ao desenvolvimento da consciência e da formação da personalidade da criança. Para ele, esta fase do ensino deve ser estruturada para promover relações emocionais e afetivas através do conhecimento.
Foto: Shutterstock
O educador ainda ressalta a importância de que a criança construa, durante a educação infantil, a capacidade e a consciência de que a linguagem falada pode ser representada para que avance no processo da alfabetização. Arias defende ainda que o Ensino Fundamental deva ser uma continuação integrada e articulada com o ensino infantil, para que se garanta mais qualidade à aprendizagem.
Fonte: Catraquinha
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