sexta-feira, 3 de junho de 2016

Livre para brincar!


Nós, do Criança em Questão, somos totalmente a favor do tempo livre das crianças, reconhecemos a importância do brincar para o seu desenvolvimento e estamos sempre buscando conscientizar as famílias a proporcionarem esses momentos em suas rotinas. Porém, o que temos visto ao longo do tempo, no nosso contato com crianças, famílias e escolas é que o tempo livre para brincar tem sido cada vez menor, e as consequências desse declínio cada vez mais visíveis.
Também mobilizada por essa questão a OMO, da Unilever, realizou um estudo em 10 países, entre eles o Brasil, com mais de 12 mil pais de crianças entre 05 e 12 anos. O objetivo era escutar o posicionamento destes pais acerca da brincadeira ao ar livre e de como ela tem sido, ou não, presente na rotina de suas crianças. 
A partir desta pesquisa alguns dados emergiram, e estão disponíveis na página da OMO, como parte da plataforma de causa da marca “Se Sujar Faz Bem”. Selecionamos alguns desses dados, para que possamos verificar qual a nossa responsabilidade nesses resultados e refletirmos sobre quais as possibilidades que temos de promover mudanças, em busca de uma melhor qualidade de vida para as crianças!
A maioria das crianças não sai para brincar ao ar livre. Segundo a pesquisa, nos 10 países participantes, 56% das crianças passa uma hora ou menos brincando ao ar livre. Uma em cada 5 crianças passa 30 minutos ou menos ao ar livre; e uma em cada 10 nunca brinca ao ar livre. Em todos os países pesquisados, as crianças passam 50% a mais do seu tempo brincando em frente às telas dos eletrônicos do que ao ar livre.
Os pais entendem que isso é um problema. Dois terços dos pais admitem que seus filhos brincam menos ao ar livre do que sua própria geração. A maioria dos pais (56%) ao redor do mundo concorda que é preciso reequilibrar a rotina das crianças para fazer com que as brincadeiras que trazem benefícios para o crescimento possam acontecer – e 93% deles acredita que brincar menos ao ar livre afeta o aprendizado dos filhos.
Sempre é tempo de mudar e rever a rotina! Quem sabe o fim de semana que se aproxima não seja o momento ideal?

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário