quarta-feira, 20 de julho de 2016

Educação Infantil é amor e muito mais...

Qual a creche e pré-escola ideal? O que o educador precisa ter para se relacionar com a criança nesse espaço? Qual estrutura não pode faltar? Especialistas dão algumas respostas que compartilhamos aqui.

O evento Educação 360º – Educação Infantil, que aconteceu em junho de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu especialistas daqui e do mundo para debater o tema.
Pinçamos alguns conceitos, entre tantos importantes, para orientar as nossas práticas com a criança.
Uma delas é que creches sem qualidade prejudicam os pequenos. É melhor que eles fiquem em casa com um adulto referência, ou seja, aquele que convive e se relaciona cotidianamente com as crianças. Essa conclusão é de um dos palestrantes do evento, Daniel Santos, economista da USP e membro do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
Segundo Beatriz Ferraz, gerente de educação infantil da FMCSV, “pesquisas de neurociência comprovam que é nos três primeiros anos de vida que o ser humano alcança o ápice do aprendizado de capacidades como linguagem, memória e atenção, importantes para a vida toda“. Por isso a importância da qualidade na educação infantil.
Daniel também ressaltou que essa qualidade precisa passar pelo afeto, pelo amor. “Sabemos que o desenvolvimento infantil está ligado à vivência de bons estímulos, aos vínculos que a criança estabelece com adultos e com os colegas. Nesse vínculo, há um componente afetivo, o amor, que ajuda a criança a se sentir segura”.
Já Alejandra Meraz Velasco, do movimento Todos Pela Educação, lembrou, durante o debate, que os impactos dessa fase podem se estender à renda futura de crianças, evitando que muitas se envolvam com crimes e violência.
Mas o que precisa ter na creche para que a criança receba tudo o que necessita ao seu bom desenvolvimento?
1. Bons estímulos e muitas brincadeiras
2. Afeto e vínculo com os educadores e outras crianças
3. Espaço, brinquedos e livros
4. Um bom e estruturado projeto pedagógico
5. Preservação da autonomia e individualidade da criança
6. Quantidade e qualidade de educadores
7. Convivência e inclusão

E aí, quais outras coisas você considera fundamentais para uma boa educação infantil? Vamos colocar em questão!

Fonte: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
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