segunda-feira, 11 de julho de 2016

Voltando ao normal.


Escolhendo  os livros para as férias, encontramos o "Voltando ao normal", escrito pelo psiquiatra norteamericando Allen Frances, que foi revisor da 4ª edição do Manual de Diagnóstico dos Transtornos Mentais (DSM), na década de 1990. Esse Manual , considerado a Bíblia da Psiquiatria, é escrito por um grupo de psiquiatras que cada vários anos se reúnem para definir quais são as novas doenças mentais que teve incluir no DSM, e  já leva 5 edições.

Voltando ao normal  é um protesto contra a indústria de diagnósticos, seus tratamentos desnecessários e a medicalização em excesso que vêm tomando conta dos consultórios médicos, transformando emoções e comportamentos da experiência humana em patologias clínicas.

 

O autor do livro Dr. Allen Frances , é um dos mais renomados psiquiatras do mundo e faz essa denúncia, defendendo que nossos cérebros adaptaram-se durante milhares de anos para serem capazes de lidar com desafios e eventos desconcertantes sem o auxílio de medicamentos. Ele expõe também a história dos modismos da psiquiatria e a atual influência da indústria farmacêutica no surto de diagnósticos. As doenças mentais existem e efetivamente afetam uma parcela da população – em muitos casos com efeitos devastadores para os que sofrem delas e para seus entes mais próximos. No entanto, estamos caminhando para uma sociedade em que todos parecem sofrer de algum transtorno, e o conceito de sanidade é frágil.
"Com texto acessível e recheado de informações importantes, Voltando ao Normal nos conduz por uma empreitada em busca de algo absolutamente extraordinário e cada vez mais raro: a noção do que é saudável e do que é normal'.


Versal editores.






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário