segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O importante é cooperar!

A educação infantil é um momento crucial no desenvolvimento acadêmico e pessoal da criança. Sabemos que é a base da educação e que é preciso que, cada vez mais, tenhamos atenção e responsabilidade sobre como está sendo conduzida essa fase. Os tipos de interação social são um exemplo daquilo que é vivenciado primeiramente na educação infantil, onde eles podem experimentar partilhar, serem solidários e cooperativos. Contudo, muitas vezes estes momentos iniciais tem apresentado os recursos lúdicos de maneira a ressaltar a competição, em detrimento da cooperação. Foca-se na ideia do ganhar em detrimento da derrota do outro, criando um ambiente de tensão, rivalidade e individualismo. 
Não por acaso estas tem sido umas das características mais vivenciadas na sociedade atual, ocasionando inúmeros conflitos de diversas dimensões. De forma que, torna-se fundamental repensarmos essa prática na educação infantil, e os padrões interacionais que tem sido passados para as crianças em sua formação enquanto cidadãos.
No trabalho com crianças toda proposta influencia em sua formação, podendo ser de forma positiva ou não. Portanto, o cuidado deve ser redobrado.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário