quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Sugestões de livros para as férias da criançada!

Durante a temporada de férias não faltam atrações para entreter as crianças e propiciar momentos de descontração e diversão: parques, cinema, praia, sítio, piscina, shows e diferentes espetáculos.

Mas, você já parou para pensar que um bom livro pode propiciar viagens e aventuras para lugares que estão além da nossa imaginação a um custo muito mais barato do que muitos programas? E, se essa leitura for feita em capítulos, como em uma novela, gerando suspense e expectativa pelo que pode acontecer a cada página, a diversão é garantida!

A leitura livros mais extensos costuma ser bastante apreciada por crianças, jovens e adultos porque, além de acompanhar e experimentar a vida de outros personagens por um longo período, esse tipo de prática aproxima as pessoas e cria momentos de cumplicidade entre os leitores que compartilham a mesma obra.


Crianças e jovens que têm o hábito de realizar leitura de novelas em capítulos, desenvolvem a proficiência e ampliam sua compreensão leitora. Além disso, aprendem diferenciar as diversas vozes que aparecem nos textos, opinar sobre os acontecimentos com base na narrativa, elaborar novas relações a partir das pistas oferecidas pela história, ir e voltar ao texto buscando verificar suas ideias e muito mais!

E o que é mais bacana: como alguns desses livros foram transformados em filmes, após a leitura vale muito a pena fazer  uma sessão de cinema para dar continuidade à conversa sobre a história, vendo as diferenças e semelhanças entre o texto e sua adaptação para as telas.

Pensando em todas as possibilidades de aprendizagem e diversão que podem ser oferecidas pela prática de leitura programada (em capítulos) de um texto, segue uma seleção de novelas para leitores de todas as idades:

* Para leitores iniciantes: Matilda, por Road Dahl; O Dedo Mágico, por Road Dahl; James e o Pêssego Gigante, por Road Dahl.






*Para leitores autônomos: O Mágico de Oz, por Frank Baum; A Fantástica Fábrica de Chocolate, por Road Dahl e Peter Pan, por Monteiro Lobato.





* Para leitores experientes: O Mundo de Sofia, por Jostein Gaarder; Harry Potter, por J. K. Rowling e A Invenção de Hugo Cabret, por Brian Selznick. 







Fonte do texto: Catraquinha e Taba
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário