quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Brincar é coisa séria: intervenção no Cmei




Atividade desenvolvida através do Estágio Supervisionado de Formação de Professores de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) em um Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia. O objetivo do trabalho realizado foi desenvolver a importância da mediação na brincadeira para o desenvolvimento e  aprendizagem infantil.

O brincar é essencial pois através dele as crianças exercitam os músculos, coordenam a visão com o movimento, estimulam os sentidos, obtêm domínio sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades. Além disso, a brincadeira proporciona a exteriorização e controle de sentimentos como alegria, agressividade e angústia; planejar e treinar ações e socializar.
Por meio da brincadeira a criança conhece e experiencia o mundo. Nesse sentido, é preciso considerar a brincadeira como um instrumento de aprendizagem e integrante do processo educativo. Diante disso, é necessário incentivar e proporcionar momentos de brincadeiras, sendo eles livres ou não, principalmente no contexto da educação infantil no município de Goiânia, no qual o objetivo é ampliar, diversificar e complexificar os conhecimentos das crianças.
As brincadeiras podem ser o melhor caminho de interação entre adultos e as crianças e entre as crianças e seus pares, sendo uma atividade normal da fase infantil merecendo toda atenção e envolvimento, o brincar nunca deve ser deixado de lado, mas estimulado , pois fortalece vínculos e favorece o desenvolvimento e a aprendizagem.

Débora Andrade, Júlio César Chaves, Gleice Carvalho e Nayara Feitosa (Graduandos de Psicologia e estagiários de Psicologia-licenciatura - UFG)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário