quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Como a criança se desenvolve?


Idealizamos que a criança desenvolva-se quantitativamente, obedecendo uma linha crescente e linear. No entanto, esse desenvolvimento, constantemente, nos tira desse ideal, apresentando-se como inesperado, extraordinário e único!

E assim se segue durante toda a vida. Aprendemos, desaprendemos, o desenvolvimento parece retroceder, damos um salto, aprendemos outra coisa, alguém nos ajuda e depois consigo fazer sozinho. É dinâmico!

A aprendizagem possibilita o despertar processos internos do indivíduo, associando o desenvolvimento do indivíduo a sua relação com o ambiente sócio-cultural em que vive e a sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos.

O desenvolvimento é um processo dialético, complexo, resultante da atividade humana e da interação com o outro. Ele se transforma a cada dia, nos surpreendendo.

Imagem: gráfico construído no curso para os (as) auxiliares de atividades educativas para explicar o desenvolvimento que esperamos que aconteça e o que realmente se coloca na realidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário