terça-feira, 16 de outubro de 2018

Desemparedamento da Criança



Em um país onde mais de 80% da população vive em cidades, há um déficit de natureza. Além das discussões sobre preservação da natureza, é preciso falar sobre a falta de convivência da criança com aquilo que a natureza oferece.
De acordo com o livro Desemparedamento da infância  “o convívio com a natureza na infância, especialmente por meio do brincar livre, ajuda a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e de resolver problemas, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento integral da criança” (p. 17).
Em meio à natureza, as crianças sobem em árvores, tomam banho de rio,  enxergam vacas em mangas, criam canudos com pés de mamona para fazer bolinhas de sabão, milhos viram bonecas, galhos se tornam estilingues e até folhas se tornam úteis na brincadeira. Dão sentidos e significados diferentes ao que para nós, adultos, já está predeterminado. Elas aprendem, conhecem o mundo e reconhecem a importância desses espaços.
Como estamos falando de brincar na e com a natureza, aqui vai alguns exemplos de brinquedos e brincadeiras:
  1. Peteca construída com palha de milho, semente de manga ou abacate e barbante. É um ótimo instrumento para juntar toda a família ou a escola e brincar ao ar livre.
  2. Feira de trocas com sementes encontradas na natureza. Além de instigar a curiosidade da criança na exploração da natureza, estimula o ato de compartilhar.
  3. Tinta de terra: é só misturar uma parte de cola para duas de água com a terra bem fininha. A tonalidade da tinta muda de acordo com a quantidade e o tipo de terra utilizada.
Agora é com vocês, deixem nos comentários brincadeiras que envolvam a natureza!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, M. I. A. (Org). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza.2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018.

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