terça-feira, 30 de outubro de 2018

#IndicaçãoLiterária


Os Direitos das Crianças segundo Ruth Rocha (Ruth Rocha)

E porque não falar sobre os direitos da criança?

Em poema singelo e bem esmerado, Ruth Rocha traz nesta obra os direitos que todas as crianças devem possuir, conforme promulgado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU, 1959) e instituído no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990). Brincando com os conceitos e fonemas, a autora mostra que todas as crianças devem ter todos seus direitos preservados desde escola, saúde educação, até o lazer de descer pelo escorregador e fazer bolha de sabão. Desde o direito de sorrir ao direito de brincar e, não menos importante, o de criar. Criança tem direito de ser feliz!
As ilustrações, de Eduardo Rocha, materializam a simplicidade e leveza dos versos, deixando sempre evidente que: “[...]Não é questão de querer nem questão de concordar/Os direitos das crianças todos tem de respeitar.”(Rocha, 2014).

Rayane Neves (graduanda em Psicologia-UFG e bolsista do Projeto de Extensão "História meio ao contrário... consciência crítica, formação humana e literatura infantil no Centro de Trabalho Comunitário")


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário