quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Infâncias e Crianças no Plural


Como foi a sua infância? Que criança você foi?

Certamente, cada resposta para essas perguntas será diferente. Quando resgatamos a nossa infância e compartilhamos essas memórias, vemos a multiplicidade de infâncias que existem e como uma criança nunca é igual à outra. Isso fica ainda mais evidente quando pensamos na infância dos nossos avós, pais, a nossa e a das crianças com as quais convivemos hoje. A infância de cada um é única e a criança que existe dentro de nós, também.
Mas, porque isso acontece?
A sociedade é dinâmica, pois o motor da história não para de girar. Estamos sempre modificando de alguma forma, a cultura, a história e a sociedade e isso nos modifica. Assim, os tempos, as condições sociais e culturais, a classe, gênero, as experiências, tudo isso influencia a criança e a infância que ela vive.
Foi falando sobre isso que introduzimos o ‘curso para auxiliares de atividades educativas’. Conversamos sobre como não existe uma única concepção de infância e criança, mas diferentes infâncias e crianças que se constituem em diferentes contextos sociais. Por isso, falamos de infâncias no plural, como um tempo social e histórico, em que a criança, indivíduo social, constrói sua história demarcada pelas experiências humanas e determinadas pelas formas de organização da sociedade. Dessa forma, a criança deve ser compreendida na sua totalidade, preocupando-se com seus processos de constituição como seres humanos que vivenciam diferentes contextos sociais, as suas culturas, as suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais que agregam à diversidade de suas histórias familiares, sociais, culturais e econômicas.
Qual impacto de entendermos as crianças e as infâncias dessa forma?
Quando compreendemos que ‘crianças’ e ‘infâncias’ envolvem uma dimensão social e histórico-cultural, vemos que a criança é um sujeito histórico. sujeito de classe. é indivíduo social e de experiência. é produtora de cultura. é sujeito de direitos!


Referência:

GOIÂNIA. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. Secretaria Municipal de Educação. Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.
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