quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Quem foi Paulo Freire?


Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921. Nordestino, filho de uma das regiões mais pobre do país, perdeu seu pai ainda no início da adolescência. Seu encontro com as palavras se deu através da escrita utilizando os gravetos de mangueira do quintal, sob orientação da mãe. Sentiu na pele o que muitos brasileiros vivem, afirmando: “Eu fiz a escola primária exatamente no período mais duro da fome. Não da “fome” mais intensa, mas de uma fome suficiente para atrapalhar o aprendizado”.
Paulo Freire propôs uma educação ética, libertadora, transformadora e que reconhece as diferenças sociais, históricas, culturais e de classe. Trabalhando com educação de adultos, entendia que a alfabetização ia além de decorar o b+a=ba das cartilhas, mas era um ato de criação e político. O método freiriano propõe partir da realidade do sujeito, daquilo que ele já conhece sem deixar de obedecer às normas metodológicas e linguísticas. Para Freire, aprender a ler e escrever é “uma difícil aprendizagem para nomear o mundo”. Ler a palavra e ler o mundo são indissociáveis. A educação é concebida como social e, portanto, deve possibilitar que o aluno conheça a si próprio e os problemas sociais que os afligem.
Com essas perspectivas Paulo Freire não se limitou no Brasil, mas foi reconhecido mundialmente. Seus livros foram publicados em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. O livro Pedagogia do Oprimido foi traduzido em mais de vinte línguas.

“Afinal, a minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para  não ser apenas objeto, mas sujeito também da história”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GADOTTI, M. (Org). Paulo Freire: uma bibliografia. Cortez Editora, 1996

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

Nayara Feitosa (Graduanda em Psicologia UFG e estagiária de Licenciatura Psicologia)
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