Brincar ou ter um brinquedo?
O brincar e o brinquedo na sociedade de consumo
Oliveira (2007) contextualiza a questão do brincar e do brinquedo dentro da sociedade atual de consumo, colocando que as transformações sociais e econômicas alteram, ainda, a concepção de criança e, consequentemente, a visão a respeito do brinquedo. Este, por sua vez, apresenta-se nessa sociedade como mercadoria necessária para o consumo do público infantil.
Segundo a autora, vê-se outra concepção de brincar, submetida à lógica de padronização, e da prontidão (a criança não desenvolve ação criativa sobre o brinquedo, pois esse vem pronto e acabado, faz toda a ação sozinha, enquanto reflexo do avanço tecnológico) onde a única ação do infante, se resume na sua condição de proprietário do brinquedo.” (p. 3).
Referência:
OLIVEIRA, M. R. F. O Brincar na Sociedade de Consumo: em Busca da Superação da Lógica de Padronização e Propriedade do Brinquedo. Revista Eletrônica de Educação, ano I, n. 1, 2007.
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