segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Consciência Negra: para além do dia 20 de novembro


No dia 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi oficializada pela Lei 12.519/2011 e não possui status de feriado nacional, apesar de vários estados estabelecerem como feriado. No entanto, está em tramitação o projeto PLS 482/2017, do Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que a data se torne feriado nacional. No âmbito da educação, a Lei 10.639/2003 foi responsável por decretar a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.

Esse dia surgiu como rememoração da história dos negros no Brasil, desde a colonização, suas lutas e suas conquistas. Além disso, representa uma homenagem àqueles que lutaram e lutam pelos direitos da raça e seus principais feitos. A data foi escolhida, então, em homenagem ao Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, em decorrência de sua morte. O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa luta. Justamente, por isso, a memória e, principalmente, a luta não devem resumir-se ao dia 20 de novembro. Temos a tendência de usar uma data para mascarar a opressão presente no cotidiano, sendo que é necessário falar sobre consciência negra sempre. A violência, preconceito, exclusão, falta de representatividade … estão postos todos os dias.

Precisamos falar com nossas crianças sobre história, sobre opressão, sobre diversidade, sobre luta, sobre RESPEITO!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário