segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Indicação Literária: As Brincotecas


As brincotecas (Naava Bassi)

Um país em forma de triângulo, com brinquedos que falam entre si e crianças que vão às ruas para reivindicar pelo direito de brincar… Ainda que estranho apareça, esta história conta muito da realidade! Naava Bassi, escritora, professora e fotógrafa brasileira traz nesta primorosa obra um dos maiores enfrentamentos em nosso país: a intensa e persistente desigualdade social.
Tratando de forma lúdica as vivências e cotidianos das crianças em seus diferentes contextos, a autora apresenta como a sociedade se estrutura de forma acessível,  buscando a reflexão de algumas situações conflituosas tendo em vista o próprio mundo infantil: Por que algumas crianças podem ter muitos brinquedos e outras nenhum? Por que algumas precisam trabalhar e outras não?
Provocando questionamentos de grande profundidade em temas que perpassam o consumismo exacerbado, a solidariedade e a luta por direitos, o livro se estrutura em uma linguagem simples e com ilustrações que saltam aos olhos. Além do mais, a obra levanta propostas interessantes sobre como se faz possível a busca por saídas para tais temáticas, desde bem pequenos.

Leitura inspiradora e de grande valor!

Rayane Neves (graduanda de Psicologia - UFG e bolsista do Projeto de Extensão "História meio ao contrário...literatura infantil, consciência crítica e formação humana" no Centro de Trabalho Comunitário)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário