sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Afinal, de quem é o papel de educar a criança?


“Mas os pais não fazem o seu papel”, “educação vem de casa”, “essa escola não está sabendo educar meu filho” …. O embate escola e família se coloca à medida que não sabemos, de fato, o que é educação e de quem é esse papel. Mas, AFINAL, DE QUEM É O PAPEL DE EDUCAR A CRIANÇA?

O  conceito de educador é, muitas vezes, restrito ao professor. No entanto, educação pode ser  entendida como um processo que ultrapassa o ensino de saberes específicos, já que a aprendizagem e o desenvolvimento constituem a criança em sua expressão, seu afeto, sua sexualidade, sua socialização, seu brincar, sua linguagem, seu movimento, sua fantasia, seu imaginário e suas infinitas formas de expressão. Educação é transmissão de valores, saberes, hábitos. É aprender a falar, andar, amarrar o cadarço, comer. É português, matemática, história, geografia, artes, ciências, filosofia, sociologia. É brincar e é, também, aprender o alfabeto. É saber lidar com os próprios afetos e como expressá-los. É respeitar o outro, a diferença. É entender como a sociedade funciona e ao mesmo tempo saber seu potencial transformador.

Não nascemos humanos, aprendemos a sê-lo e fazemos isso através da educação. Nos espelhamos, imitamos e internalizamos. Através do outro nos constituímos.

Portanto, se você faz parte do processo de desenvolvimento da criança em uma relação de ensino-aprendizagem, você é EDUCADOR!

Família, cuidador, professor, auxiliar e pessoas que influenciam a criança são todos considerados educadores. O papel de educar a criança é de todos nós!


Débora Andrade (Graduanda em Psicologia - UFG e Bolsista do Projeto de Extensão "Criança em questão: repensando certezas com a família e a escola")
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário