domingo, 24 de março de 2019

Beber na frente dos filhos é um péssimo hábito



Beber na frente dos filhos é um péssimo hábito

Ingerir bebidas alcoólicas perto das crianças pode torná-las mais tristes, ansiosas e preocupadas, mesmo se o consumo for moderado.

Um em cada dez pais afirma ter ingerido álcool na frente de seus filhos e metade deles já ficou embriagada, de acordo com uma nova pesquisa do Institute of Alcohol Studies do Reino Unido. Esse comportamento, independentemente da quantidade consumida, pode impactar a saúde mental das crianças, tornando-as mais retraídas e preocupadas. Dessa forma, mesmo os pais que não possuem dependência alcoólica podem causar problemas aos filhos – mesmo o consumo moderado – é suficiente para desencadear efeitos negativos nos pequenos.

Segundo os especialistas, ao notar os pais alterados pela bebida as crianças ficam preocupadas com o comportamento imprevisível dos adultos e se sentem menos confortáveis do que o habitual, o que pode atrapalhar a rotina e o sono delas.
  
Alcohol Focus Scotland. (n.d.). Children, young people and families. Retrievedhttp://www.alcohol-focus-scotland.org.uk/training/children,-young-people-and-families/
Além disso, o estudo mostrou que os filhos perdem a confiança e tendem a não considerar os pais como modelos a serem seguidos. Para os cientistas, as novas descobertas surgem como um alerta para os pais que podem estar, inconscientemente, banalizando as consequências físicas e psicológicas do consumo do álcool.

Referências:
Institute of Alcohol Studies. (2017). Socioeconomic groups and alcohol factsheet. Retrieved http://www.ias.org.uk/uploads/pdf/IAS%20reports/rp28102017.pdf

Por Célio Messias de Santana (Licenciando em Psicologia - UFG)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário