domingo, 24 de março de 2019

Indicação Cine: O menino e o mundo


Indicação Cine: O menino e o mundo 


O olhar da criança importa?

A animação de Alê Abreu coloca em evidência elementos estéticos muito diferentes do que as crianças e jovens estão acostumados. Trata-se de um trabalho quase artesanal e por isso pode até causar certo estranhamento, porém é também uma experiência muito inspiradora quer seja pela música e trilha sonora (porque os sons do filme são fundamentais), quer seja pelo aspecto visual. 

Se trata de um filme importante para todas as idades, pois há muitas possibilidades de interpretação. Pode ser uma experiência estética inédita para crianças pequenas e à medida que aumenta a idade do espectador, mais elementos da densidade dramática podem ser compreendidos. Fundamental para educadores (pais e professores), pois trata com sensibilidade como uma criança vê e sente o mundo dos adultos.

O longa mostra a história de Cuca, um menino que mora na zona rural de seu país. Um dia, seu pai - em busca de emprego - parte para a mítica e desconhecida cidade grande ao embarcar no trem, retratado como um monstro que engole os adultos e os leva embora. Cuca sofre com a ausência do pai, mas, pouco depois, deixa sua aldeia e vai parar num mundo fantástico. 


O Menino e O Mundo combina diferentes técnicas de animação para mostrar a jornada de Cuca, e o contraste entre o mundo puro das crianças e a dura vida dos adultos, mostrando em um tom poético a nossa realidade.
  
Por Juliano Alfredo (Aluno de Psicologia da Educação no curso de Geografia – UFG)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário