domingo, 24 de março de 2019

Indicação Literária: Olivia não quer ser princesa


Indicação Literária: Olívia não quer ser princesa 

 “Ser princesa é a fantasia de todas as meninas. Todas? Não é bem assim. Que o diga a porquinha Olivia! Inquieta como sempre, e desta vez mais inconformada do que nunca, ela enfrenta uma crise de identidade infantil. Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia se pergunta: por que é que todo mundo tem de pensar do mesmo jeito, vestir as mesmas roupas, sonhar os mesmos sonhos? Ela queria ser diferente.” 

O livro Olívia não quer ser princesa mostra a crise de identidade de uma porquinha diante de um conflito muito comum entre as crianças: ela quer ser diferente. É, assim, uma boa opção para abordar temáticas acerca da aceitação de suas próprias diferenças. Isso porque uma criança que apresenta dificuldade de identificação com personagens também sofre na construção de uma autoimagem positiva, como já explicitamos em um post anterior. 


Para entender melhor a importância dessa abordagem, trazemos um conceito simplificado de autoimagem: “autoimagem pode ser definida como a visão que temos de nós mesmos, inclui a forma, o tamanho, as proporções do nosso corpo, nossos sentimentos em relação a ele e suas partes segundo nossa avaliação. A aquisição da autoimagem se dá por aprendizagem. Ao interagir com as pessoas que lhe são importantes a criança recebe retornos que reforçam suas particularidades.” A identificação com a porquinha Olívia e a aceitação de que se pode ser o que quiser atuaria como um reforço para a visão positiva diante de suas diferenças.

Por Amanda Lima (licencianda em Psicologia UFG)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário