domingo, 24 de março de 2019

Quais os efeitos da tela no cérebro?



Esse é um estudo muito interessante, cuja prévia dos resultados foi divulgada pelo National Institute of Health dos Eua ontem.

Foi um estudo multicentrico conduzido ao longo de dez anos, com 11. 000 pessoas, em 21 cidades, ao custo de 300 milhões de dólares, para demonstrar os efeitos da tela (celular, ipad, computador e tv) no cérebro de crianças, adolescentes e adultos.

Alguns highlights do estudo:
  
1. O uso constante de tela provoca atrofia do cortex cerebral, com possivel diminuição da receptividade de informações sensoriais (visão, audição, tato, olfato, paladar), pois acabam menos estimulados durante o uso da tela do que em outras atividades.

2. Há sinais de aumento importante da velocidade da maturação cerebral relacionado ao uso de tela, ou seja, aceleração do processo de envelhecimento cerebral.
  
3. Durante o uso de midias sociais, há evidências do aumento da liberação de dopamina, que é um neurotransmissor relacionado ao vício. Ou seja, há evidências (que serão melhor estudadas) de que pode viciar quimicamente, como uma droga.


4. Diminui o desempenho em testes de linguagem e matematica.

5. Crianças que aprendem a empilhar blocos e jogar em 2d (por exemplo Minecraft), ao contrario do que se pensava, não conseguem transferir estas habilidades para montar blocos em 3d. Ou seja, a habilidade serve apenas especificamente para o computador, não para a vida real.

  

6. Existe uma correlação que será melhor estudada (para saber se é uma relação de causa e consequência ou não) entre automutilação em meninas adolescentes e uso de redes sociais. 

7. Adolescentes que usam redes sociais menos de 30 minutos ao dia apresentam muito menos sintomas depressivos e auto destrutivos do que os adolescentes que usam redes sociais por um tempo superior a este.
   

Fonte: https://cbsn.ws/2BTIZS5
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário