sábado, 25 de março de 2017

Que referência temos sido para nossos pequenos?




A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Uma criança não nasce com personalidade, potenciais, valores , forma de pensar ou comportamento definido, como se só precisasse de tempo para amadurecer. Não!!! Uma criança se constitui em sua relação com o outro, em uma determinada cultura,  ressignificando-a em suas interações. Ou seja, vamos nos tornando quem somos, a partir de nossas experiências no mundo, mediadas por todos que nos cercam.
A criança também não nasce como uma folha em branco a ser preenchida. As crianças são repletas de vida, de energia , de potenciais a serem despertados em suas interações.
Isso quer dizer, que temos um papel fundamental no desenvolvimento da criança, enquanto mediadores. Tudo que fazemos, sentimos e falamos se reflete em sua formação.
A família tem um lugar essencial nesse processo, assim como a escola! 
Vejo crianças desde muito pequenas,  passando mais tempo na  escola do que em casa, descobrindo um novo mundo através de suas brincadeiras e interações. 
Essas diferentes interações que se dão nesses e outros espaços, vão constituindo a personalidade, valores, conhecimentos e comportamentos de nossos pequenos.
Enquanto profissionais da educação ou  familiares de uma criança, temos que nos perguntar que referência temos sido para nossos pequenos? Não basta pedirmos para eles serem "isso ou aquilo" , comportarem "assim ou assado", a forma como nos relacionamos com o mundo, diz muito de como eles atuarão com pessoas em diferentes lugares e tempos.


De: Jordana Balduino
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário