segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O real significado de uma festa de aniversário




Que saudade das festas de aniversário de verdade! De quando as crianças se divertiam simplesmente por estarem juntas com uma música e balões. De quando no fim da festa os convidados elogiavam a organização, a comida e era possível ver a satisfação no rosto dos pais e familiares, revelando que foi corrido, mas deu tudo certo, valeu a pena! Saudade do olhar da criança quando ela mesma recebia os seus convidados e presentes (e não uma cerimonial) e podia dar aquele abraço apertado de gratidão e felicidade... Será que em algum lugar, em meio a espaços de festas e animadores, ainda é possível encontrar o olhar dessa criança?

É sobre isso que o Just Real Moms escreveu para o Shopping Iguatemi. Vamos refletir junto a elas e repensar o real significado das festas que temos proporcionado  para nossas crianças!

Acho que toda mãe vai concordar comigo: a festa que fazemos para os nossos filhos é para comemorar com a criança o crescimento dela, o passar do tempo e as alegrias juntos. Acredito que esse seja o verdadeiro motivo e significado do evento!
 
Sempre que planejo uma festa de aniversário dos meus filhos ou vou a alguma comemoração infantil, reparo que o leque de opções está sempre maior e as novidades, a mil. Mas mesmo com toda a inovação e empresas modernas que garantem uma festa super diferente e única para os nossos filhos, a impressão que tenho é que as festinhas são todas iguais, pré-fabricadas e com falta de espontaneidade.
 
Por isso, sinto muita saudade das festas de antigamente. A comemoração começava dias antes, com todos os enfeites e balões sendo montados pelos familiares, os brigadeiros e cajuzinhos sendo feito pelas tias na cozinha enquanto ajudávamos e raspávamos as latas de leite condensado ao mesmo tempo. Bem diferente de hoje em dia, que a criança já entra no ambiente todo pronto e feito por estranhos.
 
Antes, a expectativa era alta e esperávamos os convidados com muita ansiedade. Especialmente os primos e amiguinhos que dançariam Xuxa, Angélica, Sandy e Júnior e cantariam Balão Mágico o dia todo. Não precisávamos de animadores de festa gritando nos nossos ouvidos, as crianças naturalmente se animavam. Não precisávamos de lembrancinhas absurdamente elaboradas, porque aqueles anéis de plástico baratos, os apitos, os chocolates de guarda-chuvinha dentro dos saquinhos já eram mega divertidos. Fora o balão gigante que era estourado do final da festa com doces e farinha dentro!
 
O que eu acho que precisamos entender é que as crianças podem sim ser felizes com menos. As festas de hoje em dia, focam em tudo: nos brinquedos, nas lembrancinhas, na mesa, na super produção do local, na animação, e deixam o aniversariante quase que em segundo plano. Acredito que essas comemorações completamente “compradas” falham na missão de internalizar na criança o sentimento, o significado e a real importância da festa de aniversário. 
 
Uma festa de aniversário marca. Os sentimentos devem ser reais, as pessoas devem ser queridas. Tudo o que acontece ali são lembranças que serão levadas para a vida toda. Com certeza você se recorda das suas festas de aniversário em casa e do quanto elas eram divertidas, não recorda? Compartilhe com a gente!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário