sábado, 28 de novembro de 2015

Vidas paralelas

O Toda criança pode aprender postou em sua página um vídeo com a seguinte questão: Como acompanhar um dia através dos olhos de duas meninas nos ensina sobre a desigualdade social?
Abaixo segue o texto elaborado por eles acerca dessa discussão e o vídeo, que ilustra com clareza a desigualdade social ao redor do mundo! Vamos refletir!
O projeto “Espejos del Mundo” (em português, Espelhos do Mundo) busca trazer conscientização sobre o fato de que as classes sociais existem em todas as formas no mundo inteiro. Há pobreza nos países ricos e riqueza nos países pobres, ou, como eles nos mostram, há um pouco da Colômbia na Espanha e vice-versa. Para ilustrar isso, a campanha fez um vídeo a partir do ponto de vista de duas meninas: María e Sofia.
Seguir a rotina infantil de duas crianças de extratos sociais diferentes mostra aspectos pouco óbvios sobre a desigualdade social. Através de pequenos prazeres, como a alegria que as meninas sentem ao tomar café da manhã com os pais, vemos como as diferentes realidades socioeconômicas impactam suas vidas. Enquanto uma delas toma café com calma junto ao pai, que a leva de carro para a escola, a outra toma um copo de leite sozinha e com pressa – os pais já estão trabalhando desde muito cedo – e sua caminhada solitária até a escola demora meia hora.
No âmbito escolar, vemos que, embora as duas sejam boas alunas, elas não têm as mesmas oportunidades. María frequenta uma escola com infraestrutura de ponta e passa a tarde estudando no computador com auxílio do pai. Sofia, por sua vez, tem que ajudar seus pais no trabalho depois da aula, o que lhe deixa pouco tempo para estudar. Ambas adquirem conhecimentos importantes, mas as diferentes condições de seus entornos são responsáveis por moldar seus futuros.
O grande mérito do vídeo é tratar dessa questão que atinge a tantas pessoas diferentes através da visão das crianças, que são aquelas que podem eventualmente mudar essa realidade com novas soluções.   








Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário