domingo, 15 de maio de 2016

Para você, qual é a definição de família?

.Uma campanha de valorização da diversidade alterou a definição de "familia" no dicionário, uma iniciativa da agência NBS com o Grande Dicionário Houaiss.
Pai, mãe e filhos. Essa é uma das tantas configurações familiares possíveis. Definir “família”, então, é algo a ser repensado, inclusive nos dicionários.O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. Partindo da ideia de que a antiga definição de ‘família’ era reducionista e anacrônica, a campanha teve como objetivo atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família.
A ação foi uma forma de pressão popular para contra o texto principal do Estatuto da Família, aprovado no ano passado pela comissão especial da Câmara, que define família como a união entre homem e mulher por meio de casamento ou união estável, ou a comunidade formada por qualquer um dos pais junto com os filhos.
No vídeo criado para a campanha, várias famílias dão depoimentos sobre o que entendem que significado de família . O filme começa mostrando a  definição anterior do dicionário: "grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp.o pai, a mãe e os filhos)" ou "grupo de pessoas com ancestralidade comum".
A campanha também convidou  todos a participarem enviando sugestões para uma possível nova versão de definição para o termo “família”. (Entre no site da site e veja as respostas que inspiraram a nova definição). E a partir das milhares de sugestões e, baseados nelas, que foi criada a nova definição que irá aparecer no Dicionário Houaiss. Uma definição mais inclusiva. Mais contemporânea. Livre de preconceito.
Família: núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária.

#todasasfamilias #criancaemquestaoapoiacampanha #diainternacionaldafamilia


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário