segunda-feira, 27 de agosto de 2018

#INDICAÇÃOLITERÁRIA

Iniciando nesta segunda-feira em parceria com projeto de Extensão da UFG “‘História meio ao contrário…’ Literatura Infantil, Consciência Crítica e Formação Humana no Centro de Trabalho Comunitário”, de coordenação da Profa. Sheila Daniela Medeiros dos Santos, será feita uma indicação de obra do gênero infantil que busca ir além dos “mais vendidos” das livrarias brasileiras, com conteúdos e temáticas pautadas por um viés mais crítico de forma descomplicada e de notável relevância na atualidade.


Trabalhando estereótipos de gênero de forma leve e com vocabulário acessível, “Coisa de Menino” da autora Pri Ferrari traz uma leitura fluida e com ilustrações singulares de ações, sentimentos, receios e possibilidades que poderiam fazer parte do cotidiano de garotos em diferentes contextos. Utilizando de linguagem bem sutil, fica proposto que ‘coisa de menino’ pode ser dançar, cuidar, fazer amigos, brincar de boneca, de correr, de criar e de cantar em suas diferentes formas, cores e sabores.
Passando por diferentes prerrogativas de “certo” e “errado” para meninos e para meninas o livro, de frases construídas com um cuidado minucioso, pode apontar e possibilitar importantes reflexões às crianças, principalmente a partir da mediação de um adulto. Em uma experiência  de Roda de Leitura com a obra pelo Projeto de Extensão, uma criança de seis anos anuncia a conclusão do livro: “[...]coisa de menino é tudo o que ele quiser!” antecedendo a mesma frase dita pela autora em sua página final.
Ferrari também já tem publicado a obra “Coisa de Menina” que, de modo similar, perpassa diferentes conteúdos infantis referentes às garotas concluindo, igualmente, que coisas de meninas são o que elas quiserem...
Leitura leve, interativa, de tema atemporal e imprescindível!


Rayane Neves (Graduanda de Psicologia - UFG e bolsista do Projeto de Extensão História meio ao contrário…’ Literatura Infantil, Consciência Crítica e Formação Humana no Centro de Trabalho Comunitário”)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário