quarta-feira, 21 de novembro de 2018

IndicaçãoCine: Do Lado de Cá


Do Lado de Cá é um filme a respeito da dignidade. Trata-se de uma crônica poética sobre violência e seus impactos na vida de uma mãe, Aurora, mulher independente que tenta retomar sua rotina após uma perda devastadora em sua família.
Segundo o Déo Cardoso para atingir tamanha delicadeza narrativa, recorremos à estética do cinema Neorrealista italiano, bem como do Cinema Novo brasileiro. Dessa forma, o comportamento da câmera varia de uma forma crua, urgente e tremida para momentos fixos de composição assimétrica. Essa abordagem crua para um conteúdo delicado faz parte desse contraste que o filme almeja, tanto na composição fotográfica, quanto na edição. O desenrolar do filme é contemplativo e energético.
O cineasta explica que o filme foi produzido de forma muito simples, com poucos equipamentos e staff reduzido, de modo a alcançar o maior grau de intimidade e sensibilidade junto às personagens do curta.  Logo, a proposta é puramente semiótica: cada gesto, cada olhar, cada figurino, enfim, tudo tentará passar dignidade, mesmo que de forma despretensiosa, relata Déo Cardoso.
Em dez anos de carreira, ele realizou cinco curtas-metragens de ficção e três documentários, dentre eles o premiado curta-metragem: Pode Me Chamar de Nadi. Ao longo da carreira, Déo Cardoso tem dividido seu tempo entre o cinema, a vida acadêmica, e a militância em movimentos sociais. Dessa experiência, ele traz para seu cinema uma temática socialmente provocativa ora com humor, ora com críticas ácidas sobre nossas contradições.

Fonte: https://jornaldiadia.com.br/2016/?p=220076 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário