quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Vamos guardar os brinquedos?


Vamos guardar os brinquedos?

O momento de guardar os brinquedos, geralmente, não é muito apreciado pelos pequenos. Eles amam brincar, mas na hora de guardar os brinquedos… Aaaah não! Ninguém quer!

Começamos a brigar com as crianças, criticá-las e até rotulá-las de preguiçosas. A medida que isso vai acontecendo, a criança começa a acreditar nessa crença e absorve essa convicção de que, realmente, é preguiçosa.

Com isso, cabe a nós nos perguntarmos por que esse momento é acompanhado de tanto estresse? A atitude das crianças de não querer arrumar os brinquedos, muitas vezes, não seriam uma reação aos gritos e impaciência dos adultos?

Essa hora pode ser uma oportunidade de proporcionar um momento tão lúdico quanto o brincar. A gente não precisa criticar a criança que não quer guardar como preguiçosa.Podemos compartilhar esse tempo com os pequenos!

No meu primeiro dia de estágio em um Centro Municipal de Educação Infantil estava no berçário e chegou a hora de guardar os brinquedos. A sala tornou-se uma festa, todos cantando “guarda, guarda, guarda, bem guardadinho, se guardar direito fica bem arrumadinho” e as crianças envolvidas, se divertindo, gargalhando. Esse momento me marcou e me fez refletir sobre essa questão. Bebês ajudando a arrumar a sala sem o despertar de emoções negativas, se sentindo parte daquilo, brincando e aprendendo responsabilidade.

Cabe a nós como adultos, pais e educadores usar nossa criatividade e viver esse momento de forma mais leve, de forma lúdica. Podemos ensinar ordem e responsabilidade sem deixar a diversão sair pela porta!

Débora Andrade (Graduanda em Psicologia - UFG e Bolsista do Projeto de Extensão "Criança em Questão: repensando certezas com a família e a escola)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário