sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Morte: assunto para criança?


A morte é um assunto que faz parte da vida de qualquer um, seja adulto ou criança. Sendo assim, é preciso falar de morte com a criança?
A criança muito pequena não percebe a inversibilidade da morte e os desenhos animados auxiliam nessa não percepção ao mostrarem personagens morrendo e voltando mesmo em um único episódio. Ela acredita que é possível “morrer apenas um pouquinho”. A medida que elas vão crescendo vão compreendendo a universalidade e irreversibilidade da morte.
Assim como os adultos, as crianças vivenciam processos de luto e precisam ser acolhidas e cuidadas. Esconder, fingir que nada está acontecendo ou distrair a criança com outro tipo de atividade muitas vezes pode ensinar a criança a esconder os seus sentimentos ou transmitir a informação de aquilo não é tão importante. As crianças percebem ,no silêncio daqueles que convivem com ela, aquilo que deveria ser dito a mostram através de sintomas ou comportamentos inadequados que reconhece que algo está errado, ainda que não saiba exatamente o que. O silêncio, ao invés de calar, gera dúvida e insegurança.
A forma de tratar o assunto depende da idade da criança, da proximidade com a pessoa que faleceu, etc. Independente desses aspectos, é preciso falar a linguagem daquela criança, de modo que ela entenda o que ocorreu e possa elaborar o luto da melhor forma possível.

Algumas indicações de literatura infantil sobre o assunto:

  1. Menina Nina: duas razões para não chorar (Ziraldo)
  2. Cadê meu vô? (Lídio Izecson de Carvalho)
  3. Meu filho pato e outros contos sobre aquilo que ninguém quer falar (Ilan Brenman)

Nayara Feitosa (Graduanda em Psicologia-UFG)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário